domingo, 25 de março de 2007

Tunas e coisas afins

Bem ainda à pouco tempo descobri uma sonoridade nova e já me tornei fã. A minha amada que é adepta de tudo o que esteja relacionado com a faculdade, mostrou-me algumas músicas de tunas. Foi o copo de àgua, imediatamente não fiquei mesmo fã, mas algumas semanas depois, ouvi uma música e não descansei enquanto não arranjei outras para ouvir em casa e na rua, em todo o lado.

Existe algo de muito mágico em ouvir tunas académicas. É um som muito característico, cativante, mesmo mágico.è capaz de prender o ouvido, de deixar qualquer um atento, e muito provavelmente apaixonado por aquele som. As guitarras, os cavaquinhos, as violas, violoncelos, violinos, e até gaitas de foles (provavelmente se é tuna tb tem outras gaitas mas essas não são obrigatórias e teoricamente não dão música por isso não interessam para o assunto).

Variedade, com certeza que se arranja disso. Desde as tunas mais fiéis às tradiçôes até às tunas mais misturadas com bandas e inovadoras. Existe disso para todos os gostos e idades. Baladas, fados, música de rancho, música puramente académica, letras mais interessantes e outras mais vernáculas, existe um pouco de tudo.

Quando se vê uma tuna a actuar é algo mesmo fora do vulgar. Toda aquela mancha negra a oscilar em uníssono, a gerar aquele ritmo alegre ou mais tranquilo, aquelas vozes bem afinadas, e depois aquelas pandeiretas voadoras e bandeiras agitadas com ritmo. Movimentos que hipnotizam quaquer um, momentos que ficam na memória pelos melhores motivos.

Agora sou fã, não o nego. A única coisa da qual me posso queixar é do facto de estar, possivelmente, em vias de ter de requesitar algum conhecimento das tunas. Parece que devo uma serenata, mas essa parte não me agrada tanto pois tenho pena de todo e qualquer virdo nas redondezas, mesmo que seja um caco já partido. Espero sinceramente que não necessite disso pois axo que ia ser muito mau mesmo.

Sem comentários: