segunda-feira, 19 de março de 2007

Padaria

Muito sinceramente não percebo certos e determinados mecanismo intrísecos das pessoas da nossa sociedade. Para meu contentamento não são todas, e isso faz-me ainda ter esperança. Mas quando vejo cenas como a que aconteceu hoje na padaria..., fico com o estômago às voltas.

'Um dia soalheiro, bastante ventoso mas ainda assim bom. Estou-me a aproximar de casa e lembro-me de passar pela padaria para comprar pão fresco para levar para o lanche e para o jantar. Encosto a minha bicicleta a entrada, entro espero 1minuto e sou atendido depois de uma senhora. A menina por detrás do balcão pergunta-me educadamente o que quero e respondo 'queria um pão d'Avó e 4padinhas se faz favor', ela diz 'ok' e vira-se para tirar o pão que tinha pedido.(até aqui tudo bem mas...)Então a senhora que foi atendida antes de mim pede um saco plástico para levar a saquinha de papel do pão. A menina dá-lhe a saca mas continua a servir-me. Não é que a senhora vira-se e diz 'olhe sou eu que vou por o pão dentro da saca?'. A menina surpreendida por tal frase olha para trás e não evita o olhar de surpreendida na cara da senhora. Eu próprio fico boquiaberto a olhar para a senhora. A menina acaba por meter o pão dentro do saquinho mas sempre com a cabeça completamente paralisada claramente por tal acontecimento. 'Escusa de fazer essa cara é para seu bem que lhe estou a dizer isto..' continua a senhora. Perante isto até eu fiquei absolutamente perdido ali no meio. Pensei em defender a menina da padaria, mas tava tão preso que não consegui pensar numa frase completa. Se tivesse de fazer o pedido depois daquilo, acho que não era capaz, ia-me engasgar ou pedia 3kilos de cerejas.'

A única explicação que vejo ali era a senhora ter algum problema motor nas mãos e não conseguir usá-las a 100% e então dizer aquilo, mas infelizmente a explicação
mais provável para tal e mesmo que a pobre senhora bem vestida e aparentemente muito bem educada tem um problema. Um complexo de inferioridade, julga-se superior quando as outras pessoas fazem coisas por ela, porque provavelmente de outra forma julgava-se infeiror. E assim vive mais feliz com ela mesma.

Que cena marada, ninguém a que contei isto pareceu querer acreditar. Eu próprio ainda acho que ouvi mal....

Sem comentários: